O primeiro Prêmio Nobel de Química foi dado a Marie Sklodowska Curie, em 1811, pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio. Para comemorar o centenário dessa premiação a IUPAC e a UNESCO resolveram declarar 2011 o Ano Internacional da Química. O grande desafio da Química nos dias atuais é a descoberta de novos materiais que não venham a poluir o meio ambiente. Outro desafio dessa ciência é estabelecer uma forma de produzir energia limpa, isto é, que não destrua ou contamine o meio ambiente. Outros obstáculos precisam ser ultrapassados, então leia a reportagem acessando o link abaixo: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=46870&op=all
Caro Renganeschi
ResponderExcluirLendo o artigo postado aqui ratifiquei minha opinião sobre o quanto é impportante para nós a compreensão da Química. Ela está no nosso dia-a-dia.
O que me pergunto, e faço isto desde o 1º Ano do Ensino Médio quando quase fui reprovado nessa disciplina, é porque ter que fazer balanceamento de equações, cálculos estequiométricos etc quase que matematicamente. Penso que os princípios, as aplicações e as características dos elementos seriam os enfoques mais importantes.
O grande desafio no ensino de Química no ensino médio é a forma como o professor aborda o conteúdo. Não adianta apenas trabalhar a teoria em sala de aula. O professor deveria construir junto com o aluno o conhecimento através de atividades práticas, trazendo o conteúdo a ser desenvolvido para o nosso cotidiano.
ResponderExcluir