Atualmente as informações chegam ao conhecimento de nossos alunos com uma velocidade cada vez maior. A internet surge nesse processo para acelerar ainda mais o acesso a informação, com isso os estudiosos na área de educação tem que acompanhar essa evolução criando novas abordagens para melhorar o processo ensino-aprendizagem.
Proteger ou destruir? Você decide.
Descrição: Esta encomenda relata sobre um problema enfrentado hoje pela humanidade que é a destruição da camada de ozônio, e mostra também o que causa, a consequência e como prevenir.
Uma ferramenta que o professor pode utilizar em sala de aula é o software educativo. Esses softwares podem ser usados para auxiliar o professor em sala de aula a construir novos conhecimentos juntamente com os alunos, além de contextualizar determinados conteúdos, isto é, fazer uma relação entre a teoria aprendida e a prática de nosso dia a dia.
Uma ferramenta que o professor pode utilizar em sala de aula é o software educativo. Esses softwares podem ser usados para auxiliar o professor em sala de aula a construir novos conhecimentos juntamente com os alunos, além de contextualizar determinados conteúdos, isto é, fazer uma relação entre a teoria aprendida e a prática de nosso dia a dia.
Eletricidade: Como gerar?
Descrição: Dois engenheiros de uma usina hidrelétrica precisam calcular a vazão de água liberada pelas comportas da barragem para que esta forneça uma potência de 400 MW de energia elétrica para manter uma cidade iluminada.
Com a evolução da informática e o acesso fácil por parte do discente a esse tipo de tecnologia, seja pela fácil aquisição desses materiais como também pela disponibilização em lojas especializadas com as “lan house”, o estudante de hoje sabe muito bem utilizar essas ferramentas, mais até que o professor, logo elas podem ser utilizadas como fator motivador para o estudo de uma disciplina.
Com a evolução da informática e o acesso fácil por parte do discente a esse tipo de tecnologia, seja pela fácil aquisição desses materiais como também pela disponibilização em lojas especializadas com as “lan house”, o estudante de hoje sabe muito bem utilizar essas ferramentas, mais até que o professor, logo elas podem ser utilizadas como fator motivador para o estudo de uma disciplina.
A utilização de softwares educativos em sala de aula é uma nova forma de abordagem de conceitos ligados aos contextos de aplicação, dando maior flexibilidade ao professor e colocando o aluno no centro do processo ensino aprendizagem, isto é, o aluno passa a ter um papel ativo na construção do conhecimento.
Show da Química
Descrição: A simulação traz um programa de auditório, com um jogo de perguntas e respostas, onde o usuário é convidado a participar respondendo questões sobre a Teoria dos Gases.
Para usar esses objetos de aprendizagem o professor tem que estar preparado, logo ele deve estar capacitado para saber utilizar com inteligência esses recursos que a tecnologia computacional lhe oferece como ferramenta da aprendizagem. O professor é que tem que decidir qual é o melhor recurso a ser utilizado para o conteúdo que será ministrado, pois em alguns casos eles serão perfeitos, já em outros não serão a melhor alternativa.
Cabe ressaltar que o professor terá dificuldades para encontrar algum objeto de aprendizagem adequado para sua necessidade, haja vista que não existem muitas ferramentas dessas disponíveis no mercado. Uma solução para esse problema seria o Governo Federal incentivar todos os centros de pesquisas de nossas universidades públicas a desenvolverem para a educação pública softwares educacionais em todas as áreas do conhecimento humano, pois essas ferramentas podem ser muito úteis para auxiliar a construção do conhecimento em qualquer disciplina. Esse recurso pode ser utilizado para diminuir a diferença existente entre as escolas públicas e as privadas, além de levar, promover e ampliar a inclusão digital a todos.
A temperatura predileta de meu refrigerante
Descrição: Ricardo é um atleta que ao sentir sede no seu Cooper, vai à lanchonete e pede um refrigerante que esteja na temperatura adequada. O usuário deve ajudá-lo em quanto gelo se deve colocar no seu refrigerante.
Os softwares educacionais são flexíveis, pois podem ser utilizados por qualquer disciplina. Ao desenvolver essa ferramenta os pesquisadores devem ter o cuidado de contemplar os conteúdos com a interdisciplinaridade e a contextualização. Esses objetos de aprendizagem devem ser interativos, isto é, com a participação ativa do educando no desenvolvimento e construção do conhecimento. Em relação à idade dos discentes, não existe nenhuma restrição quanto a seu uso, porém o docente deve adequar o nível de complexidade do objeto ao nível de compreensão do aluno.
Existem softwares educativos muito úteis para o ensino de Química. Acesse o link abaixo e veja algumas dessas ferramentas: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/index.php?midia=lab
Olá
ResponderExcluirExcelente texto! A sua impressão e experiência são muito valiosas ao leitor. E o seu blog é o seu diário.
Só fiquei curiosa em saber se testou as ferramentas indicadas e em ver imagens e vídeos sobre alguma ferramenta.
Abraço